quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Encare um não da melhor forma possível

Sei que às vezes a vida transpassa ser má. Mas nem tudo é como pensamos, como vemos ou como parece ser.
Faz parte da vida de todos, os pré-julgamentos que realizamos diante de situações e pessoas. É normal revoltar-mo-nos com seletas coisas que nos ocorrem. _Porque conosco? Mas é como tem de ser. _Dizem os otimistas, e agora eu que me incluo em tal classe.
É normal que não entendamos certas coisas, ao menos no dado momento, pois sempre há de surgir uma resposta para tal. Ainda que esta demore. 
Mas quero que entendam que a vida não nos dá nãos por sê-la desprovida de bondade, mas justamente por sê-la um excesso. 
Há quem diga que aos "dizedores" de nãos é tudo mais fácil,  Enganam-se.
Mas não há a possibilidade do sim? Com certeza,  dado que a vida é feita de escolhas, alternativas...mas, nem sempre dizer sim é o caminho mais correto ou mais seguro. Um não é sempre dolorido. Seja para quem o dá, seja para quem recebe. Engana-se mais uma vez quando diz que em tal caso dói mais para quem recebe.
A sabedoria de dar um não é,  muitas vezes,  a privação de ceder a sensibilidade.  Mas, quem o faz não apenas está certo de que é o melhor,  como sofre demais com tal escolha.
Lembro dos nãos que levei da vida, das pessoas e de minha mãe.  E lembro como eu odiava ouvir àquela frase: "É para seu próprio bem."
Isso me irritava porque eu não entendia e achava que era como uma desculpa dela. E pensava eu que não doía para ela me dizer não.  A mim causava raiva, a ela, dor.
E quando a vida deu-me nãos como chance de algo melhor e eu julguei estar sendo virada as costas.? Quando as pessoas me disseram não ou palavras que me desagradaram a fim de me melhorar?. ..Eu sempre tive dificuldade em ser contrariada.. mas, e para elas? grandes pessoas e amigas?! Não doeu?
O não é uma opção que concorre em grau de desvantagem com o tão venerado sim. Mas o sim de cara nem sempre desafia,  nem sempre te intriga, nem sempre te faz sentir vitorioso, nem sempre te faz valorizar. Pois valorize os nãos mais que os sims. Repare o que a vida e as pessoas estão te propondo, o que têm a te ensinar e encare da melhor forma. Pois pode ser mais fácil ouvir um sim, mas nem sempre é a melhor resposta. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário