terça-feira, 17 de maio de 2016

As escolhas são nossas!

Há quem diga, como eu própria por vezes, que na vida o livre arbítrio é falso. Todavia, se pararmos para considerar e refletir acerca de muitas coisas que aconteceram e acontecem em nossas vidas veremos o quão temos influência sobre elas.
Por vezes,  julguei não ter eu controle de nada. Contudo, é tão complexo explicar sem se perder em tal ou levar para uma crença universal que procuro hesitar. Porém, agora, não mais posso proceder assim.
Esse mês, fui ao médico entregar o resultado do meu exame de  vitamina D e tive um diálogo interessante com ele, onde o mesmo desmistificou pensamentos meus e me dissuadiu a respeito de outras ideias.  A exemplo, religião...~Não quero me adentrar no assunto, pois não gosto muito de discutir coisas tão controversas e polêmicas. Mas, em um trecho ele disse assim: "A partir do momento que você pede ajuda a Deus você permite que ele interfira na sua vida". E por intervenção não se traduz a um: "Não tenho mais direito de optar pelo que quero", mas que ele (seja lá em quem você crê), sabe o que é melhor para você e te encaminha ao que lhe é benéfico. Isso porque você pediu para que ele o fizesse e não porque você abdicou do controle de sua vida.
É engraçado, se repararmos, principalmente eu que sou extremamente teimosa, que muitas vezes queremos tanto uma coisa ao ponto de ficarmos cegos. E choramos como crianças mimadas ao pedir aquele presente caro de aniversário. Daí, eu paro e penso sobre o quão é importante refletir, sobre nossos desejos, sobre a vida e sobre aquilo que julgamos ser o melhor para nós.
Não se trata de levar uma vida voltada a racionalidade e fazer tudo corretamente sem jamais errar. Os erros fazem parte das nossas vidas, mas o ato de refletir e pesar é o que nos ajuda a errar menos.
Por exemplo, parando para analisar é muito fácil perceber quando algo é para nós ou não.
Ano passado, como todos estão cansados de saber, dediquei-me totalmente ao vestibular e pedi, também, para que eu não desistisse, não fatigasse ao ponto de pôr um fim a minha meta e claro, que eu conseguisse passar no meu curso. Resultado, consegui. Por outro lado, se colocarmos um caso clichê entre jovens: gostar de uma pessoa a ponto de insistir e pedir e insistir e pedir mesmo vendo que não está andando...e nada e nada e nada... A vida parece entrar em estado de inércia para e por isso, a pessoa só se magoa e nada e nada e nada...E você insiste e sua vida para e você fica triste por isso e não dá em nada. Digo isso devido ao ensino médio...De certo foram lições que me auxiliaram e que mudaram minha visão atualmente, mas em casos assim a gente se questiona: Porque com a gente? Qual nosso problema? O que temos de errado?
A partir do momento que pedimos a intervenção em nossa vida, a divindade que a faz sabe o que é melhor para nós. E não é que não sejamos bons o suficiente para aquela coisa ou pessoa, mas que elas não são o melhor para nós. E quando paramos para pensar, algum tempo após a tristeza da não obtenção, percebemos o porque de aquilo não ter sido para nós e que realmente não nos faría tão felizes ou não nos completaria ou simplesmente, em se tratando de pessoas, não teríam, elas, o mesmo pensamento e objetivo de vida.
Do que adianta, por exemplo, uma pessoa como eu, que prioriza indescritivelmente o futuro, juntar-se a alguém que, por mais que tenha as melhores qualidades, esteja deixando a vida levar?!?
É exatamente isso...E agora eu vejo o porque de algumas coisas.
A filosofia, diz que devemos priorizar as perguntas e não as respostas. Não concordo por completo...A reflexão é um processo importantíssimo, mas de que adianta refletir e  se perguntar e não obter pontos, motivos e respostas que nos  guiem nessa vida louca?!?
Cada um com seu ponto de vista, as pessoas são tão distintas...Cada um com seu jeito, seus ideais...suas escolhas...pois sim, todos temos as nossas...Contudo, a partir do momento em que objetivamos algo e corremos atrás desse algo a todo custo obtemos também nossas consequências...sejam elas positivas ou negativas. Mas, cada uma delas frutos de nossas escolhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário