domingo, 19 de junho de 2016

Você é linda!!!

Eu nunca fui um ideal de beleza. Aliás, talvez tenha até sido durante uma parcela de tempo em um seleto local, mas, nem sempre foi assim.
Quando criança, olhava-me no espelho e pensava, por razão desconhecida já que eu não vivia isolada da sociedade, que todos detinham a mesma aparência que a minha.
Sempre fui muito vaidosa, porém antes de meus 13 anos ainda não tinha uma opinião alienada sobre o que é ser belo ou não. 
Embora eu me lembre, nesse momento, de uma cena em que eu chorava em pleno natal por me sentir feia no vestido novo que eu mesma escolhi eu não me importava tanto com a aparência.
Eu fui, até o último ano do ensino fundamental, a menina que prendia o cabelo num rabo de cavalo baixo, fazendo-os ficarem lambidos; usava a camisa da farda, a única que tinha, surrada; um tênis não muito atrativo e fui chamada atenção pela coordenadora por estar usando uma calça curta o suficiente para ser substituída.
Eu sempre fui a menina tímida que ficava no canto e que passou a sentar no fundo ao ser intimidada no 1° dia de aula na 3° série.
Eu nunca fui um ideal de beleza, mas ainda assim sempre houve quem me achasse bonita.
Eu era a garotinha zoada e que era zoada pela magreza ou baixa estatura ou pelas vestes ou por ser muito quieta e calada...normal, mas hoje eu sei lidar melhor com isso.
No 2° ano do ensino médio as coisas mudaram bastante. Meus cabelos estavam suficientemente grandes para chamar atenção, embora esse não tenha sido meu foco quando deixei que crescessem, minha pele era ornada por um pouco de maquiagem; eu aprendi a ponderar depois de ser escarnecida no 1° ano; agora o perfume não era mais esquecido, assim como alguns acessórios e um tênis legal..
PS: A calça não era mais pescador.
Sem dúvida esse foi o período em que mais elevou minha autoestima. Mas, 2013 acabou e eu terminei a escola, meus cabelos foram cortados e eu já não era mais cercada por jovens a todo momento ratificando-me sobre o quanto sou linda. Faz, agora, cerca de 2 anos e 5 meses.
Talvez muitos julguem bobagem, todavia autoestima é algo relevante independente do sexo e que pode super ajudar ou ferrar alguém.
Ano passado abri mão de mim para estudar para o vestibular e o que mais ouvia era: "Da dó um cabelo tão bom e descuidado" ou "Coloque um batom" ou "Vai com essa roupa?"...mas eu simplesmente não estava nem aí. Eu me sentia feia porque simplesmente não tinha mais a multidão me dizendo que eu sou bonita.
Percebia-me perdendo horas a olhar perfis de garotas que eu julgava e ainda julgo lindas e tinha-nas como ideais do que é ser belo, mas o pior é que são belezas distintas da minha e você sabe o quão é frustrante correr atrás de algo que você não vai ter?!
Não foram raros os momentos em que me vi para baixo, pensei em fazer coisas para mudar, usar lentes, fazer cirurgias e você sabe o quão é irritante para uma pessoa que se acha um lixo conviver com alguém falando a todo momento o quanto se acha linda?!?
Passei a tratar a questão aparência como foco de minha vida e esquecer de todo o resto. Passei a admirar todos e esquecer de mim. Sabe por que? Porque eu era dependente dos elogios para saber que sou linda senão eu não era capaz de acreditar nisso.
Sobre os perfis que via e vejo, sim, são meninas excepcionalmente lindas, milimetricamente simétricas e harmônicas, mas olha: Estou falando isso pois não sou só eu que mede a beleza em cima de estereótipos.
Deixa eu dizer: É fácil ser e se sentir bonita quando você está enquadrada no padrão. 
Possui olhos claros, cabelos lisos e loiros, e pele branca. Pois a mídia exaustivamente nos fala que isso é ser bonito e a sociedade venera esse padrão. Ao menos aqui no Brasil.
Quero ver quebrar esse rótulo e se achar linda, se amar e se sentir autossuficiente. Admirar a beleza dessas moças, mas não trocar a sua pela de nenhuma delas.
Ultimamente, na última semana mais precisamente, tenho tentado trabalhar isso em mim, confesso ser difícil parar de olhar fotos de outras e focar em meu eu.
Olho-me mais ao espelho e digo o quanto sou linda e vejo que isso é possível que seja verdade, pois beleza é relativo, beleza é diferença, beleza não está enquadrado em um perfil, ela está na miscelânea. 
A beleza quem faz somos nós e não a mídia.
Ame-se do jeito que você é, cuide-se sempre e nunca se inferiorize ou se culpe ou se odei por não ter o rosto ou os olhos ou os cabelos de alguém. Você tem o que deve ter e deve amar cada detalhe que lhe foi dado, pois são eles únicos e é cada um deles que faz de ti tão linda do jeitinho que é!!!
https://www.pinceisemaquiagem.com.br/?ref=38713



2 comentários:

  1. Respostas
    1. Opa, acabei me passando e esquecendo de responder
      Somos lindas e mais que exteriormente
      se nos dermos conta disso o quanto antes viveremos melhor, talvez.
      abraço
      #UmaHeliofóbica

      Excluir