sábado, 14 de fevereiro de 2015

Trabalho e Consumo

Há algum tempo, não muito tempo, cerca de 1 ano e meio eu acho, ainda quando eu estava desempregada e no ensino médio, a frase que eu mais ouvia e que mais me chocava era "Quando você estiver trabalhando você vai entender, vai estar sempre sem dinheiro".
Há 2 meses comecei como Jovem Aprendiz numa empresa de construção civil e já vejo em mim, reflexos da síndrome do "Agora eu tenho meu próprio dinheiro" kkkk.
Simplesmente não conseguia entender como alguns amigos meus que ganhavam muito bem para um jovem aprendiz, obrigada, gastavam em "dois tempos" o salário. Isso para mim definitivamente não se encaixava. _Sou responsável, boa administradora e ciente de que isso não ocorrerá comigo. Definitivamente achei que eu fosse 100% não corrompível pelo dinheiro se o tivesse só para mim.
O tempo passou, agora já o tenho e por mais que eu me negue a terminar essa história, tenho de fazer pois já a comecei.



Fecho os olhos, talvez minta para mim, não acredito que esteja sendo levada pelo consumismo exacerbado.
Há alguns meses planejava o que faria, que guardaria mais que o proposto e agora vejo-me desvirtuada de tal caminho aconselhado por mim anteriormente.
Talvez eu esteja a ser exagerada em demasia, aliás, mesmo que eu o guardasse por completo não faria fortuna, apenas me privaria de usufruir do que o mesmo pode a mim proporcionar.
Entretanto, por vezes a consciência pesa, sinto-me culpada por tal bobagem, porque é bobagem. Não são milhares nem milhões que alterariam meu futuro, desta forma sinto-me um pouco melhor, aliás, durante 17 anos esperei por esse momento. O momento em que teria eu meu próprio salário, minha quase independência,pelo menos para comprar muitas coisas que há muito eu estimo.
Seja fútil ou não, nem me importo, é algo que eu desejo. E de que serve o dinheiro senão para satisfazer algumas vontades e luxos? Isso afirmo com plena certeza, não serei escrava dele. 
Não o terei para não gasta-lo comigo, de forma a recompensar-me pelo esforço.
Meu único receio é desaprender a viver no caso de meu contrato encerrar e eu voltar a "miséria" kkk.




Atualmente as pessoas são escravas do dinheiro, especificamente grandes empresários, que trabalham a fim de aumentarem fortunas que eles próprios não serão capazes de gastar por completo. Apenas para manter posição, status. Que besteira _Assim penso, mas cada um tem sua concepção a respeito do que a ti é válido.
Ouso as vezes, geralmente nos ônibus, local público mais frequentado por mim kkk, algo como: "Dei 1 salário, 1,5 salário nesse celular". Isso causa a mim indignação. Talvez possa chamar de realmente não saber valorizar o tempo disposto, o cansaço gerado por dias e dias de constante trabalho.
Existem pessoas que não sobrevivem sem gastar, acham válido passar 30/31 dias se matando para torrar em tão pouco tempo com coisas desnecessárias e que na maioria das vezes não compensam.
Ainda não cheguei a tal nível, na verdade estou um tanto distante, para meu alívio.




O consumismo tem como maior influenciadora a mídia, talvez a mesma quem o tenha criado.
Esta é a maior responsável por tamanha necessidade de gastos em vão nas pessoas e enquanto a mesma for acatada assim prosseguirá o processo.
Estou em fase de teste, aliás, sou jovem então perdoa-se e nem tem 3 meses que estou trabalhando. Os gastos até então foram por real necessidade e não permito que ninguém o diga que não pois cada um sabe de suas necessidades. Meu Deus! Estou a me contradizer??? Eu juro que é necessidade.
Somente com o tempo poderei fazer uma melhor avaliação de meus atos e tomar as devidas conclusões em cima deles.
Não mais me citarei nessa postagem pois o exemplo a ser dado já fora dado.



A partir do momento em que tudo passa a ser essencial e de suma necessidade o caso passa a ser preocupante. 
A influência das propagandas nas pessoas é de fato o que faz com que as mesmas saiam às ruas loucas para comprar o novo I phone. Falando nisso faz-me lembrar novamente do status. infelizmente ou felizmente, sei lá, as pessoas prezam muito isto.
É cansativo e desnecessário. Nas redes sociais esse é o exemplo mais claro. 
Pessoas de classe média, numa maioria, tirando fotos com seus I-phones para mostrar que possui, fotos de ingressos para shows em camarotes, comidas em restaurantes caros e muito "bem frequentados"(como dizem). 
Usarei minha palavra de praxe, uma das que mais gosto de usar para definir tais atitudes. 
Pura alienação. As pessoas são meramente influenciáveis, leváveis, sabe?
Acho que é por isso que muitas mães pensam ainda mais nos tipos de amizades que seus filhos possuem. 
O ser humano é movido pela sociedade, pelo grupo com que anda e pelo que o induz a fazer se quiser permanecer junto a eles. 
Se Pedro anda com João, Maria e José que usam drogas Pedro tem de usar também para fazer parte do grupo. Claro que não é necessariamente sempre assim, mas em grandes casos é dessa forma que ocorre. E porque não dizer que Joana comprou um Apple para se enturmar com as populares da escola? Ou gastou 2 mil reais em um show que nem gosta somente porque toda a turma vai? Comum, normal.
Daí vem a mídia, que é um mercado constante, lança a cada dia produtos novos que custam os olhos da sua cara e praticamente te obriga a comprar. Em seguida já não te serve mais pois se trata de algo ultrapassado e o ciclo se segue...É assim que ocorre.
O ser humano parece ter nascido para ser manipulado pela mídia, para ser o gerador de lucro para a mesma. Para trabalhar, as vezes ser escravizado horas a cada dia, e ao final do mês dar todo seu dinheiro de mãos beijadas porque aumentam os impostos, as inflações e o salário por mais que também o faça já não é o suficiente para suprir o necessário. Como se não bastasse, a televisão te diz que você não será ninguém se não possuir os cabelos de Gisele Büchen ou as pernas de Paola Oliveira. Sabe,acontece e o ciclo se repete.
Sempre haverá aqueles que trabalharão para pagar suas contas: água, luz,gás,aluguel.... E os que trabalharão para comprar seu I-phones e dividir para 24 vezes, acumular contas e nunca sair do vermelho porque antes que terminem as 24 prestações surgirá um outro telefone mais atual.
A vida é constante, ela não se faz estática, mas o ciclo é sempre o mesmo. 
Em ambos os casos não sei se há correto ou errado. Por um lado você é fantoche da mídia, de outro escravo do trabalho, sem direito a lazer, a nada... Já não sei se algum é válido e é por isso que quando paro para pensar vejo que o dinheiro já não da para nada e não porque estou gastando com bobagem, mas porque tudo está um absurdo. Vejo como única saída minha consciência, que ainda tenho e os estudos, como forma de me fazer crescer futuramente.
Aos que assim também pensam acredito que estamos seguindo um caminho melhor, aos que não...Bem, como sempre digo: "Cada um sabe o que a ti se faz melhor".
Ps: A pouco lembrei que já tinha falado sobre o tema, entretanto como minha memória é excelente e só me veio lembrar disso assim que o conclui, então de qualquer forma está aqui. 

#UmaHeliofóbica

Nenhum comentário:

Postar um comentário