sábado, 28 de fevereiro de 2015

Detesto admitir, mas sou um poço de timidez!

Há pessoas que pensam que sou metida ou fechada ou sei lá exatamente o que pensam a meu respeito. Talvez eu seja um pouco de tudo isso, aliás nós somos um misto de tantas coisas que nem sempre conseguimos nos definir exatamente. Há algumas semanas, eu acho, poderia jurar a mim mesma que a timidez era um problema passado, já resolvido. mas acho que estava me enganando. É o que muitas vezes faço mesmo que inconscientemente.
Não sei o que lhes transmito quando passo os meus textos. Sabe?! Que tipo de pessoa vocês imaginam que eu seja, mas talvez isso não venha ao caso.
Sempre fui um tanto introvertida e vergonhosa apesar de que desde o ensino médio venho trabalhando para uma melhora com relação a isso e sim, tenho obtido êxito. No entanto, apesar da demasiada mudança, por vezes me pego vivenciando momentos de extrema inibição. E foi com "alerta" de terceiros que eu vim perceber que não, eu não me livrei da bendita.

Não estou com isso querendo dizer que a timidez é algo completamente ruim, até porque acredito que tudo é formado por dois polos, um positivo e um negativo, e cada indivíduo tem sua visão do que a ti agrada ou desagrada.
Na minha memória guardo muitos momentos em meu passado em que ela me atrapalhou bastante, principalmente me referindo a vida escolar. Por vezes chorei por conta de apresentações de trabalhos, por ter de ler em voz alta, falar diante a classe inteira, em auditório, feiras de ciências... Ou também em 1°(s) dias de aulas, já que eu mudava constantemente de colégios e isso sempre foi uma tortura. As pessoas, todas estranhas, com os olhos voltados a mim e nem sempre tendo vontade de fazer amizade. Durante todo o ensino fundamental mantive-me isolada, geralmente com 1 à 2 amigos.
Atualmente estou bem melhor se comparado há anos atrás, embora quem não me conheça pense que não. De fato conversar com pessoas estranhas, nem sempre, mas muitas vezes é motivo de extrema timidez. Por esse nem sempre quero dizer que sou contraditória. Às vezes, por exemplo  no dia da entrevista coletiva para o trabalho eu consegui falar bem na frente de várias pessoas, mas daí em outras não sei exatamente o que me dá que não consigo falar com pessoas que não estão em meu "círculo de conhecidos".
Há momentos em que passo a me achar ridícula por ser tão introvertida. Eu que tantas vezes, quando menor, vivi à procura de soluções na internet para cujo ponto denominava um extremo negativo em mim, já não vejo mais tamanha necessidade em me livrar disso. Todas essas pesquisas foram em vão. Descobri que a internet não pode nos ajudar em tudo. São pontos da personalidade e com o tempo fui me acostumando e aprendendo a lidar com meu jeito, porque eu sou assim. E o que posso eu fazer???
Talvez tentar melhorar, mas mudar por completo é plena ilusão, não estarei sendo eu mesma e aliás...Não se muda a essência do homem! DEFINITIVAMENTE ACREDITO NISSO.

A partir do ensino médio as coisas mudaram bastante. Quando terminei a escola passei a fazer cursos que também colaboraram, embora ontem ao saber que no curso N° 2 teremos um projeto para apresentar no auditório em agosto eu senti-me totalmente sem chão. Ta, é exagero. Mas sabe o que venho aprendendo com o tempo e que tem me ajudado MUUUUITOO? A não sofrer por ansiedade, o que por sinal pode dar um post futuro sobre isso,enfim... Muito embora, certas coisas não sejam tão possíveis de não pensar eu procuro fazer isso com aquelas que consigo. Esse projeto mesmo, é só para agosto e as pessoas já estavam falando  preocupadas, descabeladas e eu não estou tão...aflita com isso. Aprendi a deixar para pensar de última hora. Quando tenho apresentações ou outras coisas que me deixem ansiosa e com receio procuro deixar para lá. O que tiver de fazer vou fazendo, mas não fico com aquilo na cabeça me preocupando e me estressando. "Ajo como se nem me importasse" e quando chega a hora seja o que Deus quiser. Às vezes tenho desempenho inacreditável, certo que outras não, mas faz parte.
Aprendi que é necessário tempo e força de vontade para que certas mudanças aconteçam e foi assim que consegui progredir.

                                 

Hoje, não sei exatamente se posso ser mais que isso, aliás, sempre podemos, mas não sei se estarei sendo eu. Descobri que agora o que posso fazer é aprender a lidar com algo que percebi não se tratar mais de um defeito, mas até uma extrema raridade, se tratando dos dias atuais. Não é questão de me conformar, mas saber que isso não é algo que eu deva ter vergonha em mim ou repudiar, mas me orgulhar porque é parte de mim.
Há alguns anos, como eu disse, fui muito prejudicada devido a essa questão ,mas agora já não sinto mais aquela vontade de extrema mudança, de ser tão extrovertida quanto as outras pessoas. Não mais abomino esse meu jeito, aliás posso afirmar que gosto e por vezes chego a amar o que um dia foi tido como detestável.
Tudo é bom até o momento em que não te causa danos e digo até que ela é tão contraditória quanto eu. Por vezes acho que atrapalha, por vezes que me ajuda e assim vou vivendo.
Quanto aos temíveis trabalhos peço ajuda a Deus sempre, para que dê tudo certo na hora já que terei tantas apresentações pela frente.

Às vezes penso que a timidez é por vezes um charme involuntário de quem a tem se souber usá-la, ao mesmo tempo que em extrema demasia chega a ser chato. Acho bonito pessoas com certa timidez (não em excesso) "PRONTO FALEI!!!"
Com o tempo percebi que mudar nossa essência não é possível e nem correto querer fazer. 
Notei que cada um tem sua personalidade e deve se orgulhar disso (NEM SEMPRE RSRS'), e cada um é bonito com seu jeito e especial para muitos exatamente por isso. 
Podemos e devemos querer melhorar sempre, mas não adianta sermos quem não somos para agradar às pessoas. 
Se há algo que te incomoda ou atrapalha você pode sim melhorar. Mas se deseja mudança, por você e não por outra pessoa. Se te incomoda e não ao outro.
Lembre-se que sempre haverá algo que os outros irão se queixar a seu respeito porque as pessoas são muito distintas de personalidade e lembre-se também que nem sempre algo que você não goste em alguém será um motivo para que este mude, portanto não se faz válido fazer você extremos em si por outro.
"A essência do homem é para mim imutável, mas sem dúvida aprimorável. Deve se-la feita em prol de si mesmo e não por conta de terceiros".
Um beijo aos assíduos que esperaram 2 semanas ou quase isso por uma simples postagem. Peço compreensão apenas.


#UmaHeliofóbica

Nenhum comentário:

Postar um comentário