quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Sobre motivação ou a falta dela

A palavra motivação é uma formação por aglutinação de Motivo+ação, ou seja, o motivo que leva o ser humano a tomar certas atitudes e ações.
Há quem diga que a motivação é meramente um fator interno, ou seja, descartando assim todas as possibilidades de haver a motivação externa, através de outras pessoas ou coisas. Eu discordo TOTALMENTE dessa afirmação. Dizendo isso pode-se então afirmar que são inúteis as palestras, os livros específicos sobre o assunto, as palavras de conforto e de força para pessoas que pensam em desistir de tudo pois está difícil... Não é bem assim mesmo.
Para mim  a motivação não é apenas individual como não é também totalmente dependente de algum outro fator que não si próprio.




Existem pessoas que somente conseguem fazer as coisas, ter determinação com ajuda de outros, como também há outras que fazem de sua própria história de vida uma razão pela qual prossegue todos os dias a fim de não desistir daquilo que deseja, por mais que pareça ou esteja difícil. Isso vai da personalidade e das características de cada um.
O ruim é quando o nível de necessidade de motivação ou dependência de aprovação alheia extrapola, ao ponto de só se conseguir progredir através de outrem.
Há pessoas que passam toda a vida a mercê dos outros, submissos a suas opiniões e seus pensamentos, a espera de palavras de conforto, de incentivo que muitas vezes não vêm.
Não devemos culpar àqueles que as esperam nem os que não são capazes de oferecer tais palavras , pois sabemos que cada um tem seu jeito particular, seus valores, sua personalidade.



Eu sou uma das que fazem muitas coisas esperando parabenização e muitas vezes a fim de dar orgulho à pessoas importantes a minha volta e percebo que isso não é muito válido pois acabamos por vezes nos frustrando, decepcionando e como consequência nos tornando mais desmotivados ainda.
Não sei se faz-se pior a espera por palavras e atos de motivação ou não só a falta total deles como também muitas vezes o inverso, atitudes opostas que te deixam ainda mais desmotivado.
Falar em motivação é falar em sentimentos que por sua vez é falar em auto-estima, auto-confiança...Tudo isso está de certa forma relacionado.
Uma pessoa feliz consigo mesma, com a situação em que está vivenciando se sente bem mais motivada que outra que não está em seu melhor momento, em que já está para baixo, faltando algumas vezes bem pouco para isso levar à depressão. A confiança em si mesmo também conta muito. um alguém que se acha capaz do que a si é imposto consegue não apenas motivação própria como também realizar o que almeja com mais eficiência e eficácia porque tem em mente que é capaz.


Certo que cada um tem suas particularidades, mas vamos colocar dois exemplos simples.
1° Uma moça que têm uma vida estabilizada, uma ótima carreira no trabalho, mas que está passando por sérios problemas no casamento. Por sua vez, esse desequilíbrio emocional causado pela situação gera muitas consequências como descuido de si mesma, negligência no trabalho, falta de motivação para continuar a vida.
2° Uma moça de casse social baixa, que trabalha duro todos os dias para colocar comida em casa e sustentar os filhos.
Primeiramente esse exemplo serve para mostrar que independente de classe social todos nós temos problemas e isso não é um motivo para desistir das coisas.
Voltando, não quero dizer que será mais fácil para a primeira superar e se auto-motivar a seguir em frente porque ela é de classe alta. 
Como disse anteriormente, cada ser humano têm um pensamento, cada cabeça pensa de uma forma.
A primeira pode sentir mais necessidade de palavras de força por não está acostumada a isso. 
Sabe quando está tudo as mil maravilhas e do nada algo cai e desmorona tudo? Então, seria o caso dela. Já a segunda pode ter provavelmente no futuro dos filhos uma motivação para continuar na árdua batalha todos os dias.



Não devemos estar sempre esperando dos outros motivação. Ficar estacionado a espera de um: "Vamos, força, estude que você consegue" ou "Vamos, você é capaz, sabe que pode conseguir um bom emprego, basta querer".
Claro que são ações simples e que nos dão um empurrãozinho, mas não é correto depender disso para fazer as coisas.
Ora, você não sabe o porque de querer certas coisas? E esse querer de certa forma não já é um motivo para correr atrás?
Sem dúvidas têm momentos em que precisamos ouvir certas palavras, mas não podemos tornar isso um hábito.
Então para você que está aí reclamando de sua vida, achando que não é capaz de realizações ou de seguir em frente depois de cair porque ninguém fica dizendo que você consegue. Se auto-motive, pense na razão de estar nesse mundo ou simplesmente pense naquelas pessoas que têm vidas tão mais difíceis que a sua muitas vezes e que não reclamam, que choram, mas não desistem. Que muitas vezes não ouvem "Meus parabéns", pelo contrário, escutam coisas que os desanimam, mas que ainda assim prosseguem porque sabem motivo de estar ali. que não parecem ter glórias ou grandes êxitos e vivem uma vida de rotina e trabalho, mas que ainda assim sabem agradecer todos os dias pelo simples fato de ter direito à vida e poder correr atrás do que deseja. 
Você pode porque sabe que pode e não porque alguém te diz isso, você pode porque todos nós, sem exceção, podemos. Todos somos capazes se quisermos ser. Independente da motivação ser externa ou interna ninguém melhor que você mesmo para se motivar todos os dias.



#UmaHeliofóbica

2 comentários:

  1. Adorei o artigo!!! Continua a se expressar muito bem. As. Alecia

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Alécia.. Que assim eu permaneça sempre. A me expressar bem e a continuar agradando às pessoas com meus posts.
    Grande beijo ^^

    ResponderExcluir