domingo, 29 de março de 2015

Conviver estressa!

Há alguns dias estava eu na casa de minha avó e aproveitando isso já explico que esse foi o porque de ter ficado 11 dias sem postar.
Acho que os termômetros estão marcando uns 40°C e vocês podem pensar: "E o que isso tem haver?"...Bem.. O calor é uma coisa que me deixa colérica, então decidi compartilhar --'.
Ok, Ouvi certa vez de minha mãe que é necessário aprender a conviver e lidar com pessoas diferentes de nós e por mais que haja contrariedades ao final sempre dizemos a mesma coisa: "Se fossemos todos iguais não haveria graça!". Mas porque tão diferentes? Porque tão facilmente irritáveis? ou Qual a necessidade de tanta instabilidade? 
Incluo-me em cada palavra citada acima e em cada dúvida, pois que eu mesma sou tão flexível, tão ininteligível.. Ao certo não me compreendo, quanto mais consigo acompanhar a velocidade de meus repentes, de minhas emoções, de minhas aflições, nem mesmo o porque de ter como possibilidade uma outra opção na faculdade, depois, claro, de fazer a de jornalismo.


Se conviver com as pessoas a nosso redor já não fosse o bastante a vida nos presenteia com personalidades fortes e complicadas. Acho que já devo ter comentado em algum post que durante toda minha vida escolar fui de certa forma perseguida.
Sim, sim. Isso sempre foi difícil para mim. Ter de aceitar a ideia de estar no mesmo ambiente que alguém que não gosta de nós, muitas vezes sem um motivo aparente e ter de atura-la com suas "infantilidades" e conseguir portar-se da melhor maneira possível sem deixar que isso afete o emocional é meio difícil. Mas como costumo dizer que a vida tem seus por quês, acho que esse não precisaria ser mencionado, mas o farei. Atualmente consigo manter a harmonia no meio em que estou. Claro que nunca fui do tipo de pessoa perturbada, de perseguir os que não gosto. Então permaneço a manter tal postura com a qual fui criada e tudo permanece bem se a outra pessoa quiser que assim seja.
Ultimamente a vida tem me mostrado o quão paciente sou e se um dia tiver eu de cair em desvario sem dúvida o motivo não será minha inconstância emocional, mas as pessoas que me cercam.


Confesso que por vezes não sei se faz-se melhor calar-me ou revidar em meio a tantas injustiças e discordâncias.
Se por um lado evita-se maiores aborrecimentos por outro gera problemas psicológicos.
Juro que as vezes não compreendo se sou eu o problema ou as pessoas. Sempre tão infelizes. Constantemente insatisfeitas a reclamar das coisas, do emprego e da vida..."O ser humano é preguiçoso por natureza" _É o que diz a teoria comportamental da administração. E mesmo não concordando eu completamente, acredito que haja uma parcialidade de verdade. Não quero exemplificar para permanecer mantendo a harmonia.
Nunca fui do tipo de pessoa falsa ou que vai ficar adulando as pessoas. Deixo claro desde já. Nunca espere que eu chegue em ti 2 vezes para perguntar-te porque está amuado ou encolerizado. Isso não é de mim.
No trabalho faço o que posso, o que a mim compete, Entretanto, as vezes há coisas a mais, simples, mas que não me custam a fazer como: Entregar as folhas impressas de alguém que está próximo a mim visto que também estou a utiliza-la. Isso não significa que estou querendo puxar saco ou pensando em um ressarcimento. Não tenho paciência para agir de tal maneira.
Para quem chega agora peço para quem não tenham opiniões contrárias ao que realmente sou,  quero dizer, falando dessa forma não quero denominar-me uma Amélia, mas não sou uma impaciente intolerável.


Não sou psicóloga para explicar minuciosos detalhes sobre a convivência humana, mas há coisas que não é necessário um diploma para entendermos como as mesmas funcionam basicamente.
O problema, aliás, todos os problemas que estamos vivenciando julgo ser devido ao pseudo progresso da civilização. As coisas andam demasiado aceleradas, ninguém tem mais tempo para nada nem para ninguém. Não se dá atenção a quem o cerca, perde-se tempo estando logado, pensando em ganhar dinheiro, produzir, gastar com a família, com a mulher que não trabalha, com o filho que não quer nada..sei lá. Corre-se muito, vive-se muito pouco.
O estresse é sem dúvida um dos principais problemas que vem assolando a sociedade, mas talvez seja a própria sociedade culpada por não mais suportar ou saber tolerar coisas simples nem os que ceram.
A atualidade é o PROBLEMA!
Está tão ocupada em redes sociais que de tal forma despreza as pessoas a volta, trabalha sem cessar e não sabe o porque de tanto estresse. Chega-se em casa exaurido a espera de harmonia entre família e a harmonia  inexiste no próprio lar.


A humanidade não percebe, aliás, como em nada tem reparado, mas ela se destrói a cada dia.  Talvez a única solução para tamanha insensibilidade e inconsequência seja um fim a tudo isso.
Pessoas mal educadas, sem amor próprio e respeito ao próximo.
Não se cumprimentam, olham através, como se nada estivesse ali.
Eu não sei se o problema está no lugar onde moro, a diversidade de personalidades ou até mesmo personalidades tão opostas a minha. Talvez a sorte sejam as poucas pessoas fáceis de se lidar.
Estressa-me a cobrança, a falta de reconhecimento, a indiferença...As complicações estão cada vez mais presente na vida de todos que têm os tornado dificultosa aproximação e bom convívio.
Talvez tenha nascido no lugar errado, perto das pessoas erradas. Ou não. Mas às vezes é melhor pensar que sou o problema para não aborrecer-me ainda mais.
"A fuga do estresse cotidiano parece ser a tentativa mais vã, visto que  na atualidade e no mundo em que estamos a coisa mais difícil de se obter é a paz".


Nenhum comentário:

Postar um comentário