sábado, 18 de abril de 2015

Tudo é incerto, nada é incerto!

Não sei se trata-se de um paradoxo ou de algo que acabo eu de inventar.
Sim, talvez seja eu louca com meus pensamentos, mas não se trata de uma loucura tão ruim, embora muitas vezes ela faça de mim um ser incompreensível.
Peguei-me há alguns dias, talvez muitos, talvez poucos, aliás é relativo então não vale discutir. Peguei-me a soltar um "Nunca se sabe" com plena convicção do que estava a proferir.
Porque de fato nunca se sabe de nada e esse está se tornando um lema de vida para mim.
Eu sei que estou viva, embora não saiba se estou a viver. Sei que estou aqui, mas será que amanhã estarei?
Sei que quero jornalismo, mas e se amanhã eu cair em desatino e optar por matemática?
Eu sei? não sei. Aliás, nunca se sabe e ninguém sabe de nada, porque a vida é incerta. Vivemos num mundo de incertezas e nos adaptamos a isso.
As pessoas pensam ter controle das coisas e das situações, por isso dizem muitas vezes ter perdido o controle delas, quando na verdade nunca o tiveram.
Apenas se iludem  com escolhas que pensam ser delas, mas que já estavam premeditadas.
Olhando assim percebe-se que realmente há um paradoxo, pois estamos num lugar onde não sabemos o porque ou até quando estaremos.
Pensamos que escolhemos para nós certas coisas, por exemplo, a faculdade, mas esse já era um plano que estava traçado, e não por nós.
Então pensando assim, talvez apenas nós não saibamos de nada, mas a "Força superior" quem planeja cada detalhe e é por isso que digo que não há acasos, pois quando certas coisas acontecem e não sabemos o porque, muitas vezes algum tempo depois passam a fazer sentido e a se encaixarem.
Quando digo que tudo é incerto e nada é incerto estou a pensar que todos me compreendem, mas todos é muito e não dá para falar por estes.
Vivemos de achismos, embora achemos que temos plenas certezas.
Achamos que aquela é a pessoa certa, a roupa certa, o curso certo, o emprego, a casa, a escolha e talvez sejam algumas delas, mas apenas achamos, pois talvez sejam hoje, somente para saciar necessidades mas e as consequências geradas no amanhã, será que também serão boas?
De repente amanhã mudamos nossos conceitos, nossos gostos, nosso olhar perante ao que estava  à nossa frente há tempos, ou não...sei lá... Nunca se sabe! E talvez seja essa a graça da vida, o não saber, pois sem ele já somos presunçosos e convictos demais, com o mesmo iríamos querer... Coordenar o mundo? As pessoas? a vida? O que?
Sei lá, eu não sei.
E você, ainda acha que sabe de alguma coisa?



Nenhum comentário:

Postar um comentário