sábado, 3 de janeiro de 2015

A escassez da leitura

Estamos num mundo moderno, num mundo virtual e desde que toda essa pluralidade de tecnologias chegaram até nós não queremos saber de outra coisa senão da comodidade que a mesma nos traz. Sim, ela têm consumido a cada um de nós de forma demasiadamente traiçoeira e minuciosa.
Estamos em um mundo onde mudaram-se os preceitos, os costumes, os hobbies...Num lugar onde somos escravos da tecnologia. Sim, a mesma que não existia há muitos anos, a mesma que conseguíamos viver sem há outros. A moda sobressai ao que antes era tido como prazer. Mas quero desde já adiantar que hoje não vim fazer mais uma de minhas críticas. Ou será que sim? bem, não às tecnologias de forma a denegrir e diminuí-las.
 _Ler! Vamos falar sobre a leitura?


Quando lanço o tema "A escassez da leitura" pareço estar de certa forma generalizando, mas quero apenas mostrar e alertar o que nossos olhos estão ocultando. Se observarmos há mais de séculos lembramos de infinitos estudiosos,dentre eles grandes nomes da filosofia e da literatura e me vêm à mente que a vida dos mesmos era tida para os livros. Sim porque os conhecimentos deles não estavam restritos a uma área apenas, era uma diversidade, uma infinidade e isso traz a mim inspiração e gosto por tais disciplinas. Nunca pensei que estudar para o enem poderia ser legal.
Recordo-me agora de minha infância e do incentivo à leitura que minha avó passava à mim com aquelas fábulas encantadoras com as quais me presenteava. Eu tinha, eu tenho ainda a coleção_Cuido muito bem do que é meu._ mas  para lhes ser sincera nunca fui uma pessoa muito fã de ler, ainda hoje esse não está na lista de hobbies, mas sim na lista de necessidades...Conhecimento, palavras novas, vestibular.



_Só escreve bem quem lê muito_ Essa é a frase mais clichê e mais "nada a ver" que já escutei!

Desde que tomei gosto pela escrita tenho de dizer que discordo desta afirmação tida por muitos. Não numa totalidade,mas em parte. Ela é bem controvérsia. Há alguns meses eu era totalmente inflexível, acho que era mera ignorância minha só pelo fato de dizerem que escrevo bem e já fazia antes mesmo de iniciar com a leitura (o que não tem muito tempo). 
Ora, de onde tiro tudo que escrevo? Da minha imaginação, de meu senso, de minhas experiências e observações. Análises, senso crítico, pensamentos vastos e direcionados. Sei o que penso, o que defendo e pronto.
Depois que passei a dedicar-me à leitura por obrigação me tornei um pouco flexível e decidi mudar minha teoria crítica.
Há quem escreva bem mesmo sem ler muito. Isso é inegável, entretanto a leitura nos dá uma amplitude com relação a diversas coisas e só de falar assim me sinto mais inteligente graças à mesma. Aprendemos vocábulos novos, nos expressamos melhor, sabemos argumentar, defender nossos ideais e claro escrever bem. Tem pessoas que têm extrema dificuldade com essa parte e detestam. Digo por experiência: "Se não fizermos as coisas com gosto não sai legal". Muitas vezes nem conseguimos terminá-las pelo fato de acharmos um saco e não estarmos dispostos a fazer.



"Se ler é modinha quero mais que essa moda pegue" _Obviamente essa frase não é minha, mas a vi certa vez navegando pela web ''-- e gravei em minha mente.
Há algumas semanas um colega me disse que definimos como modinha tudo aquilo que faz sucesso. Acho que só para nos opor ou com o intuito de chamarmos os fãs de alucinados porque gostam de tal coisa que é a sensação do momento para a maioria.
De fato os jovens têm passado a ler um pouco mais.(já estou me contradizendo?) Romance, aventura, terror...E isso de certa forma já é bom. Estão adquirindo tudo aquilo que falei anteriormente, mas melhor seria se eles fizessem como os grandes estudiosos e expandissem o estilo. Passassem a ler teorias, informativos..Ah, não sei.. Quem sou eu para falar, estou começando com isso agora.
Falta o quê???
Incentivos? propagandas? palestras? bibliotecas?
Não... O governo, a presidente, os responsáveis. _Seja lá quem for!_ Fazem a parte deles, mas os mesmos não podem nos obrigar a fazer. Isso vai primeiramente de casa, da educação e incentivos que recebemos e segundo de nós mesmos. 
Até onde vai minha motivação e força de vontade para pegar um livro de história e começar a folheá-lo porque quero e não porque sou obrigada?  Fazer ao ponto de cessar minha ignorância de pensar que é inútil porque é passado. Para mim não passa de desculpas. Desculpas essas que eu usava até algumas semanas. Sem passado não teríamos o presente. O passado explica o agora, é o responsável pelo que anda acontecendo e futuramente penso que nos livros "Se é que não serão extintos" haverá nossas histórias. Do agora que se tornará um passado distante algum dia.
As coisas são mais interessantes do que imaginamos, a leitura sem dúvidas colabora com isso e só aos poucos estou percebendo. Pelo que me conheço, não vai demorar muito tempo até que eu pegue gosto. Duas coisas que amo hoje já detestei no passado. "Português e Escrever" ,devido ao fato de ter sido obrigada a fazer e ao estado de motivação em que me encontrava no momento em que comecei a prática quando vi estava completamente apaixonada, isso é incrível e será assim com os livros algum dia. Não tenho pressa, apenas deixo que os dias passem e que a motivação me consuma o suficiente para não me deixar desistir.
Leia, não seja ignorante, deixe que as coisas te intriguem mais, coloca a negligência de lado e vai aprender alguma coisa nova. Começa de baixo, com algo que te interesse e expanda aos poucos. Você  consegue e verá que esse hábito fará melhor a seu eu e à sua mente.

#UmaHeliofóbica

4 comentários:

  1. Nossa, muito bom! Temos opiniões parecidas hahaha ! Principalmente na parte do 'quem lê muito escreve bem'; eu, que aprendi a ler aos três anos e desde então sou uma 'leitora compulsiva' escrevo muito mal. Eu também acho que os jovens de hoje em dia estão lendo muito pouco e que essas novas tecnologias estão se tornando um empecilho...
    Mas enfim, está de parabéns! Adoro as suas postagens ♥ Não esqueça de mandar os links pelo ask ein? Rsrs Um beijo e muito sucesso! (o(
    *Oksa*

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Oksa <3
    Gosto quando as pessoas se identificam com o que escrevo e se interessam em meus textos rsrs'.
    Sim, pode deixar que sempre que houver postagens novas divulgo em meu perfil do ask..Beijos e espero te ver aqui sempre
    #Uma heliofóbica

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto.
    Deus continue a derramar sobre você bençãos sem medida.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Fico grata por isso.
    Tanto por ter gostado, aliás acima de tudo é por vocês que procuro melhorar a cada dia e sim,que Deus derrame benção sobre todos nós.
    Obrigada, Um beijo.
    #UmaHeliofóbica

    ResponderExcluir