sábado, 29 de agosto de 2015

O que se deve fazer?

Há poucas semanas estive no dentista e lá tive o desprazer de conhecer uma senhora. rsrs' Tôo brincando!
Bem... a verdade é que ultimamente com maior intensidade que o normal as pessoas parecem estar progressivamente a me desestimularem quanto à minha profissão.
Essa mesma senhora estava realmente afoita por fazer uma lavagem cerebral em minha cabeça. Digo, pois foi de forma intensa que ela tentou me convencer a mudar minha opção na faculdade.
-Você tem que escolher a área do petróleo que ganha dinheiro
-Mas eu não gosto dessa área. Do que adianta fazer uma coisa se eu não gos... _Mas todo mundo precisa de dinheiro para viver_ Ela me interrompeu
-Eu sei, mas não preciso de tanto dinheiro _Medicina? -Não gosto _Você deveria ser dentista. Eles ganham muito dinheiro -Moça, eu já sei o que eu quero para minha vida
-E o que você quer para sua vida? _Jornalismo _Respondi _Ahh mas isso não dá dinheiro. Nem tem área aqui. _Não tem problema. Não tenho apego pela minha cidade _Respondi cessando a conversa. 
Isso porque uma menina que iria tirar os pontos do siso que arrancou sentou ao meu lado e começei a conversar com ela.
Sei, eu sei... Fui mal educada com a senhora, mas ela foi mais mal educada querendo fazer as escolhas por mim. 
Será que dá para as pessoas compreenderem que as coisas não se resumem ao dinheiro? Ou será que eu quem estou defasada?
Penso que o amor pelas coisas que se faz está sendo posto de lado e que as pessoas em meio à crise atual em que o país vive tem tal como maior incentivador da atenção voltada ao dinheiro.
Você precisa de dinheiro para viver ou imagine algo que você gosta muito...você precisa de dinheiro para comprar. _São argumentos comuns
Mas e se o que eu mais gosto não for comprado? E se eu valorizar as coisas simples?
A sociedade foi corrompida ou eu sou a minoria que pensa assim?
Será válido o amor real quando ele não parece ser mais valorizado?
Sinto-me em um dilema, tentada a converter-me não pela mudança de valores, mas por não ser madura o suficiente para lidar bem sob pressão.
E se eu escolher algo que dá dinheiro e que eu me sinto infeliz fazendo?
Será que compensa?
Será mesmo que compensa chegar no trabalho torcendo para sair, olhar para as pessoas com raiva? 
Ahhh, mas quando o dinheiro entrar na conta você esquece isso _É o que as pessoas dizem
Será mesmo? não sei...


Já vi que minha chance de morrer pobre só multiplica, levando em conta também o fato da não valorização da leitura.
No entanto, enquanto um argumento de peso não me for dado.
Enquanto eu não descobrir que minha vocação é outra
Enquanto me sentir bem escrevendo é isso que continuarei a fazer
Não importa o que falem, as crises que venham ou eu proceder sendo minoria...Tudo bem, sempre dei um jeito e, visto eu acreditar que quem faz a profissão é o profissional, pois então procederei com meu pensamento, pois eu acredito saber o que é melhor para mim e saberei exercer bem minha função!


2 comentários:

  1. Continue com esta linha de pensamento. Está, na minha opinião, indo pelo caminho certo. Sua escrita é leve e contínua, prendendo o leitor. E concordo também com o caminhar de seus valores, o ter está insuflando os egos. Viver é simples e belo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lis, fico extremamente feliz que tenha gostado. É sinceramente satisfatório quando há pessoas que admiram e valorizam àquilo que amamos fazer. Espero que consiga te prender o suficiente para te tornar uma leitora assídua. Bjoss, #UmaHeliofóbica

    ResponderExcluir