quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A margem que o capitalismo da ao consumismo exacerbado

Há quem diga que sou contra o capitalismo por conta de alguns posicionamentos de minha parte.Digo que não,sou apenas do tipo de pessoa que defende a tese de que tudo que é demais se torna ruim,SEM EXCEÇÕES!!!
Atualmente as pessoas estão consumindo demasiadamente.Coisas de cunho desnecessário numa maioria.
Há alguns anos tínhamos o essencial para viver e isso bastava,hoje,mais é sempre pouco e mais um motivo para efetuar uma nova compra.
O incentivo da mídia têm papel primordial nessa batalha a fim de aumentar a cota de gastos do Brasileiro e as pessoas continuam alimentando tal processo.
Compra-se mais do que deve,troca-se antes mesmo de ser a hora.Seja porque a moda mudou ou pelo fato de os produzidos estarem sendo cada vez mais descartáveis,facilmente danificados.
As indústrias geram cada vez mais produtos com um prazo de validade mais curto para que entre mais capital no bolso delas e possam mais uma vez dar procedência ao sistema.
Sou do tempo em que 2 tênis era luxo,quem dirá 10 opções de batons.
Hoje me peguei olhando minhas maquiagens e vi essa quantidade exata anteriormente citada e notei também que eu pouco uso e alguns inclusive estavam passados da validade.Decidi pôr um fim nisso.Consumismo dispensável não dá.



De fato as condições melhoraram, mesmo que para as pessoas de classe média baixa,digo,principalmente para as mesmas.E eu estou inclusa nessa maioria.
Coisas que para mim estavam apenas nos sonhos hoje fazem parte de minha rotina.O salário teve um aumento considerável,as formas de pagamento e prazos para efetuar.Apesar de que um aparelho como o celular por exemplo, ainda considero muito caro.Entretanto não deixando de ser comprado por nós.
Nas propagandas,vitrines e internet eles anunciam promoções,aguçando o apetite voraz da massa consumidora e agora a tal da black friday( 4° quinta-feira de novembro)que é mais um golpe de market acertado em cheio para como fazer as pessoas enlouquecerem e como dar a elas mais um motivo para voltar as compras.
Não estou aqui para criticar o capitalismo,até porque faço parte,mas é assustador o grau de alienação ao consumismo desequilibrado em que muitos se encontram.
-Adriann você vai ver,quando começar a trabalhar seu dinheiro logo vai sumir.
Ta comecei a trabalhar e não to vendo nada disso..PARA GALERAA!!! Pra mim isso é conversa de quem não sabe se segurar.Não sou uma fútil descontrolada que vai sair torrando com tudo o que ver pela frente..Doces? Maquiagens? Roupas? sapatos?Não!aterrize quem pensa assim de mim...Ta, eu até posso dizer que não faria essas loucuras porque usar o dinheiro com isso é mero desperdício...Talvez eu não fosse gastar com nada disso,mas com coisas que para alguns é realmente não ter sanidade,por exemplo...Eu tive a ideia bizarra de gastar o salário parcialmente em protetor solar...Tem alguns que eu quero comprar,para rosto e corpo,marcas diferentes,mas aí veio a empresa dizendo que não receberíamos todo o salário e depois veio o natal lembrando que eu tenho família.Então não só vou ter que esperar um pouco mais como vou comprar aos poucos.(critique quem quiser.Agora eu pago minhas contas kkk é legal falar isso)
PS:Entende-se por loucuras aquilo que é supérfluo e entende-se pelo mesmo aquilo que não vai contribuir em nada como de tal forma em um investimento em mim,sendo meramente para satisfazer o desejo momentâneo.
Desde nova sempre fui uma pessoa muito organizada e equilibrada quanto a lidar com grana.Não sou do tipo que vou me desnortear em meio a tanto dinheiro kkkk Tanto? não..Mas uma quantia considerável para quem recebia a mesada para pagar a academia e comprar um sanduíche (MÃE NÃO TO SENDO INGRATA SE ESTIVER LENDO ISSO AGORA,I LOVE YOU <3).
Sei qual será o fim de cada centavo recebido e valorizarei meu suor.Sei o que será para gastar e o guardar.O necessário e o esperável.E sei que lidarei muito bem com isso,até porque,não ganhei na mega-sena.



Natal está chegando e sabe o que isso significa??
Vamos as compras ---"
Eu juro que não quero tornar real o que as pessoas falaram sobre meu dinheiro sumir,mas já estou me sentindo quebrada antes mesmo de sentir a grana nas minhas mãos..É festinha de final de ano do curso 2,despedida da professora no parque ao ar livre,amigo secreto,amigo indiscreto e eu tenho que fazer a "social" para não ser taxada de chata kkk'..Já já o pessoal do curso 1 vai querer se reunir para mais comemoração,amigo secreto,despedida..Ôhh povo que gosta de festa viu...Blz esse foi o "basicão", como diz meu professor.Daí,ainda no natal vem...mais amigo secreto com a família,presentinho porque agora to trabalhando,ceia,ano novo kkkkkk' Exagerei um pouco,mas é quase isso. Eu acho que é melhor assumir publicamente a antissocialidade para o mundo...Assim eu economizo um pouco..Daí depois vem carnaval e ainda bem que eu odeio...páscoa,não como chocolate,são joão,não solto fogos há décadas,aniversários,aiii meu Deuss o que eu faço ?? kkkk vou ter que voltar a jogar na lotomania,quem sabe dessa vez vai..
Meus planos de como gastar o 1° salário ou como guarda-lo foi para o brejo,não tinha época pior para começar a trabalhar,mas enfim...não sou tão ruim,por um lado me animei um pouco quando comecei a pensar no que os destinatários iriam gostar de ganhar, que estivesse dentro de meu orçamento claro e acho que vai ser legal,vão ficar felizes e eu também,aliás,natal é só uma vez por ano e eles já fizeram muito por mim...Mas ó Xiiiiuu!!! Ainda é segredo ta?! Quero ninguém espalhando antes da hora rsrs'.

#UmaHeliofóbica

PS:Para os que lerem,saibam que estou aceitando presentes,protetores solar para pele oleosa e comidas gostosas que não envolvam chocolate porque esse mês já bati minha cota.
Antecipadamente,boas festas ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário