sábado, 22 de novembro de 2014

A criminalidade infantil

Os índices de violência vindos de crianças aumentam cada dia mais, nada timidamente.É nítido ver nas ruas,em ônibus, locais públicos como isso vêm se tornando uma realidade...
Essa semana a caminho do curso,pela manhã,fui num ônibus com pequenos projetos de meliantes.Não vou omitir pois é fato nem me privar de tais palavras,pois outras piores saem das bocas  dos mesmos que fazem questão de nos mostrar o que desde cedo querem para a vida.
Tatuagens no corpo,comportamentos escandalosos,ridículos eu diria,vocabulário curto e chulo,não estudam,não brincam...
Às 06:30 da manhã provavelmente,espero não estar sendo precipitada em dizer,mas talvez iriam se drogar ou fazer o primeiro roubo do dia.Ingênua seria eu se pensasse que não.Isso assusta as pessoas a volta,a mim causa indignação e dó,para eles é apenas uma rotina fazer baderna e pular as catracas dos ônibus
Dizer tais palavras me dói(apesar de não parecer),assim como ver que aquelas crianças que poderiam ter um futuro brilhante estão jogando a vida fora por falta de instrução.
O que posso fazer se essa é a realidade e esse é o caminho que está de braços abertos por ser o mais fácil.
Não posso culpa-los até porque eles não têm culpa alguma,são só crianças com mentalidades poluídas,facilmente influenciáveis e dói saber que tudo isso começa em casa. Às vezes os pais são marginais ou usuários que os influenciam a isso,a esse meio para sustentar seus vícios e manterem os mesmos livres das grades.outros totalmente ausentes,alheios ao que colocaram no mundo.


Não me considero uma pessoa muito boa e generosa,que se deixa comover tão facilmente com os problemas dos outros,até porque cada um tem o seu,mas isso sem dúvidas me abala.Caso eu decidisse fazer um bem ao próximo,caso eu pudesse investir em algo com certeza seria algum projeto,alguma coisa para tirar as crianças do mundo da criminalidade e colocá-las na escola,esse é o lugar delas.onde recebem educação para o agora e para o futuro.
São mentes tão imaturas e que são levadas para o lado ruim.Roubaram a ingenuidade delas,roubaram a pureza e as pessoas que deveriam estar ao lado para evitar que isso acontecesse ou reverter tal processo ''pais,familiares,amigos'' são os que muitas vezes levam para tal caminho.


Existem projetos espalhados para diminuir ou erradicar com a violência num geral,mas se tais pessoas não estiverem dispostas não adianta nada.
Pais que não põe limites,crianças muito novas que ultrapassam o inimaginável.
O que posso fazer se não lastimar...Isso me deixa triste,de verdade.É uma das pouquíssimas coisas que ainda conseguem mexer comigo e que por isso não ando comentando sobre esse lado que me deixa emotiva.Infelizmente essas crianças nada instruídas vão aprender com a vida o final de pessoas que entram para o mundo da criminalidade.
Porque não me questionar o porque de eu não me comover com a violência em geral?
Crianças são seres ingênuos,enquanto os outros agem de má fé porque é para eles o caminho mais fácil para sobrevivência..Acredito que muitas delas tenham nisso um meio de refúgio,muitas acham que esse é o único caminho,a única saída..Muitas delas não são aceitas pelos pais ou vêem nisso uma forma de alimenta-los e aos muitos irmãos,por falta de responsabilidade de quem deveria estar fazendo.
Crianças tão pequenas com pesos na cabeça,de sustentar uma família,de achar algum meio para sobreviver.Que precisam roubar para comprar drogas para os pais..Quanta irresponsabilidade,Não há ninguém pra enxergar isso e ajudar?
Queria sentar e conversar com cada uma delas,colocar juízo nessas mentes,agora ainda mais vazias,que vão se perdendo pouco a pouco,mas de nada adianta se as mesmas não estiverem dispostas a mudança.
Não sei se isso tem haver com a índole,mas sem dúvidas com o meio,com a mentalidade e a influência que as pessoas a volta exercem sobre elas.
Às que tiveram a oportunidade de ouvir a frase "É para o seu próprio bem" e soubessem o real significado, valorizassem-na não passariam por tantos problemas que terão pela frente ou se soubesse m a importância dos estudos para conseguir uma vida digna e na linha correta,veriam que não é algo chato,apesar de clichê...É difícil porque nada é fácil e tudo que é terá seu preço futuramente,que sairá muito mais caro.

#UmaHeliofóbica

Nenhum comentário:

Postar um comentário