quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Roubaram a ingenuidade das crianças

Há alguns anos(não muitos) eu era uma criança na idade.Pois no meu jeito de ser,agir e alguns pensamentos sei que serei eternamente.
Sou do tempo em que brincava de bonecas,panelinhas,mãe e filha rsrs',eram muitas as formas de diversão e eu amava cada uma delas.Lembro que chegava da escola,comia,fazia o dever para então brincar.
Sou do tempo em que as crianças  só saíam de casas acompanhadas pelos pais e por isso me vejo hoje um tanto perdida quando estou sozinha nesse vasto mundo..."Eu e meu eterno medo de me perder."
Naquele tempo,não muito distante do atual,eu saía de casa sozinha para comprar pão,no mais para ir à escola.Hoje,as coisas não mudaram muito,a diferença é que faço curso.


Lembro quando me chamavam para as brincadeiras na rua:Esconde-esconde,pega-pega,pular corda,cola-descola e eu já não gostava.Hoje ainda ocorre,desta vez com os passeios.
Lembro quando os pensamentos,as idades e as séries  nas escolas foram avançando e como sempre fui a única atrasada em meio a tantas novidades trazidas a mim de uma só vez.
Lembro como tudo que era novo me assustava ,inclusive meus medos e traumas em várias escolas diferentes com pessoas diversas.Os meus questionamentos:Se não gostarem de mim? pior,se rirem de mim? E se eu não conseguir fazer amigos?
Vejo que as coisas não mudaram tanto,não para mim.





Hoje,é praticamente impossível eu olhar a atualidade cheia de banalidades,as crianças e seus pensamentos tão evoluídos para mim e não comparar a minha época.
Palavras que até hoje não se ouve sair de minha boca,uma criança faz...
Comportamentos e pensamentos distintos,a infância vêm aos poucos se acabando,sendo substituída por computador,X-box e festas.
Sim,hoje as crianças de 10 anos já vão sozinhas à festas de colegas ou pior e sabe-se lá o que fazem por lá.
Já disse sobre minha dificuldade a me acostumar ao novo? _Não quero ser repetitiva,mas isso é assustador...Está tudo regredindo de forma tão devastadora.


São seres tão jovens num mundo tão alienável...Estão deixando levar o que têm de mais precioso que é a infância,juntamente com a ingenuidade e pureza.
Meninas que querem ser mulher...Que aos 10 namoram e aos 12 estão grávidas,enquanto eu aos 17 simplesmente sozinha,com planos para a vida profissional e financeira,para depois casar-me e ter 1 à 2 filhos,quem sabe.
Crianças que sabem de coisas que eu desconheço,que dizem outras que se eu falasse apanhava...Que querem mandar,serem donas da razão,enquanto eu,pelo simples fato de não colaborar em casa e ser um tanto retraída sou considerada por minha avó revoltada.Não sabe o que diz!






Dá medo só de imaginar colocar uma criança no mundo e ela acabar corrompida pelo mesmo.Não ter o controle por sê-la tão influenciável.Não digo que educaria da mesma maneira que fui educada,mas parcialmente pois não concordo com muitos de novos conceitos e falando assim pareço arcaica,mas é só minha visão quanto ao que para mim se faz correto independente da época.


Na minha infância eu queria uma bicicleta ,hoje elas pensam em um carro...Queria tirar as rodinhas para sentir-me mais independente,elas querem aprender a dirigir.
Eu pedia um patins,uma boneca,um cachorrinho,torcia para a professora deixar eu escrever com minhas canetas coloridas e chegar a série em que eu usaria um caderno grande para várias matérias.As de hoje querem um i phone,um notebook,uma viagem para a Disney,roupas novas e sabe-se lá mais o que.
Da para ver como o consumismo também está levando-as.É isso ou eu quem sou muito atrasada.


Lembro que se eu respondesse minha mãe ou chamasse ela pelo nome ficaria de castigo ou algo do tipo,enquanto as de hoje fazem pior...E só de pensar em pais submissos às mesmas vejo como o fim do mundo.
Crianças só nas palavras,aliás, que nem assim querem mais ser consideradas.Enquanto minha mãe só está percebendo agora que eu não sou mais uma...
Crianças que perderam o real sentido de tal fase da vida,que querem ser adultas e que nem ao menos sabem o real significado e responsabilidade que tal palavra possui.

#UmaHeliofóbica



5 comentários:

  1. Olá, bom, eu acho que as crianças de hoje em dia estão tendo mais acessos a coisas que crianças da minha época por exemplo não tinham. A internet tira a ingenuidade de qualquer um. Assim como TV e tal.
    Antigamente era mais comum a rigidez dos pais na educação de uma criança. Hoje em dia é mais comum um pai dizer "deixa pra lá" para o que os filhos estão fazendo ou vivendo. É a modernidade.

    ResponderExcluir
  2. Sim Annie de fato o acesso a muitas coisas está aí para quem quiser com toda essa evoluída que a modernidade tem dado e boa parcela dos pais estão alheios ou inocentam demais os filhos ao ponto de achar que os mesmos são santos...A criação mudou,os conceitos mudaram e os responsáveis não só passam a mão na cabeça,acobertando muitas coisas e deixando por isso mesmo como em outras preferem fechar os olhos pois se faz mais comodo para eles...É a realidade

    ResponderExcluir
  3. Adorei O Texto. Tenho Uma Prima Que Ela Tem 12 Anos E Já Está Gravida E Pretende Se Casar . Vejo Crianças Dançando Funk E Indo Para Festas Fazendo Sabe Se Lá O Que . Enquanto As Maes Achando Que Estão Na Escola Estudando Para Ter Um Bom Futuro . As Mães Se Ralando Para Pagar Escola , Roupas , Comida Etc . Enquanto Elas Mal Saem Do Útero E Já Querem Fazer Vc Sabe O Que .
    ~~ Hello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada ^^
      Verdade,quando eu olho bate uma tristeza porque muitas vezes os pais deixam de comprar coisas para eles para pagar escola para o filho ou uma roupa,simplesmente comida para o mesmo e ele não sabe agradecer e valorizar,não aproveita...Ri da cara dos pais achando que está certo,mas futuramente pagará um preço caríssimo por isso :/

      Excluir