quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A "involução" da música

Hoje foi meu terceiro dia  no novo curso, Agente administrativo,jovem aprendiz,e a professora  já adiantou que amanhã teremos nosso primeiro trabalho e desde já pediu para que formássemos grupos com o intuito de produzir uma apresentação em slide cujo tema é livre. "Eu amo trabalhos" _Sim, fui irônica,mas como meu grupo é maravilhoso,todos estamos colaborando,em plena sintonia e claro tivemos uma ótima ideia de tema,então esse conjunto facilitou muito.



Usei do neologismo para mostrar o que anda oculto aos nossos olhos...Detalhes,pequenos detalhes indiscutíveis,mas muito criticáveis.
Hoje,artistas que marcaram época há alguns anos são reconhecidos por poucos e então chegamos a refletir a que ponto as coisas chegaram...John Mayer,Beatles,Michael Jackson,Legião Urbana fazem parte dos que fizeram história e que agora são tidos como mais uma moda para andar com a camiseta estampada,por exemplo.


Tal mudança gera uma devida discussão.Será que os estilos musicais mudaram simplesmente por mudar ou tudo isso vêm como consequência dos novos tempos? Essa evolução está mais para um retrocesso de extremo mau gosto.Por um lado é fácil julgar as músicas por não terem letra,mas por outro nós (não num geral)somos culpados por isso.Se eles produzem grandes sucessos se valendo de tão pouca criatividade e esforço é porque gostamos disso e é exatamente isso que está gerando rentabilidade.
Letras poluídas por tanta pornografia cujo tema principal são as mulheres e tudo de pejorativo que puder incluir a respeito das mesmas.Como pode um ritmo musical alienar tantas pessoas a ponto de mudar o jeito de agir e se vestir?!Talvez tudo isso estivesse guardado esperando apenas a hora certa de revelar.Comportamentos cheios de contradição, pedidos inconciliáveis a tais posturas.Não se pode exigir respeito quando não se dá o respeito e a falta de respeito começa na ponta do lápis.Como pode causar tanto machismo e violência? Tanta falta de pudor,quanta hipocrisia.


Muitos ritmos musicais são simplesmente uma tortura a nossos ouvidos e me pergunto mesmo que desde sempre exista a questão das diferenças se sempre foi assim.Uma mistura de "Não me importo se não gosta do meu estilo","retire-se se estiver incomodado" com "mau gosto".
O tempo não para e seria estranho se as coisas permanecessem estáticas,mas se o intuito é progredir,então porque se faz tudo tão contraditório e cheio de regressões?
Olhando mais aprofundadamente vemos que várias coisas trazem como consequência:Os gostos,valores,crenças,costumes,classe social,moda,entre outros.
Se determinado cantor ou banda quer agradar a uma classe social inferior (economicamente falando) eles apostam na preferência,pagodes e funks. Quando o intuito é agradar a uma classe social mais alta a aposta da vez são letras mais refinadas,com vocabulário mais vasto e um tanto quanto distinto.Se querem agradar aos jovens apostam no que está na moda,pois tudo que se diz moda é seguido pela maioria.
Com todo o modismo não é tão difícil saber em que apostar para fazer fama e sucesso,já que hoje vale muito mais ouvir músicas chulas porque é a sensação do momento e se adequar ao ideal que músicas com letras bem elaboradas e que a raridade ouve.
Onde está o problema? Será que existe algum culpado? A mídia? O tempo? As pessoas? Questionamentos esses que temos que fazer a nós mesmos,pois se as coisas chegaram a esse patamar  é principalmente,se não totalmente nossa culpa.
E olhando por esse lado somos os mais atrasados em toda essa situação por fecharmos os olhos e nos ludibriarmos achando que as coisas estão realmente progredindo.Nos deixando ser levados como fantoches da mídia,da moda,das regras implicitamente impostas.Somos vítimas de nós mesmos e por sermos tão facilmente influenciáveis, deixados levar pelo momento que passa tão rápido,onde nada dura, fica tão difícil acompanhar e quando vemos temos que jogar nossas camisetas porque a bola da vez é outra. 
O mundo gira em torno do capitalismo e da demanda e vejo que nós mesmos colaboramos para que as coisas continuem assim..Sozinhos não mudamos nada,mas juntos somos tudo e podemos fazer uma grande diferença mostrando que somos capazes de escolher o que gostamos,além do que ditam.

#UmaHeliofóbica

2 comentários:

  1. Sou sua fa e seguidora adoro a maneira como escreve. Embora concorde com a maior pate de tudo que pensa e escreve sinto que as vezes e um tanto radical.

    ResponderExcluir
  2. Já tenho fãs?? rsrs'
    Tento ser crítica na maneira como exponho minha opinião embora não consiga ser imparcial, a balança sempre pende mais para um lado,o que eu acho correto e defendo até o fim kkk usando dos argumentos necessários..De fato quando leio alguns textos eu vejo que sou bem rígida na forma como me expresso,mas por vezes acho legal,pois só assim as pessoas passam a me ver de forma mais séria e madura,passando muitas vezes a admirar aquilo que faço por prazer...Aquela coisa de verem que sou mais que uma embalagem,que também tenho conhecimento e sei expor meu ponto de vista,argumentar,defender minha tese sobre variáveis assuntos.
    Um Beijo e espero que continue a ler o blog sempre que possível :)

    ResponderExcluir