domingo, 30 de novembro de 2014

Preconceito e Discriminação...Há diferença?

Entre uma conversa e outra com meus colegas do curso 1 (aprendizagem) eles conseguiram mudar meus conceitos a ponto de eu passar a ter uma visão mais ampla sobre o dito tema -E olhe que para uma pessoa me convencer de algo tem que ter muita firmeza no que está falando e poder de persuasão.Enfim,até algum tempo eu tinha uma opinião específica sobre o que é preconceito e o quanto ele é ruim blá blá blá,essas coisas que estamos acostumados a ouvir diariamente..(Inclusive tinha um post criado há algum tempo que por ignorância minha talvez _por isso se entende burrice mesmo_,deixei de postar por receio de ter o blog excluído). "Preciso deixar que as coisas me intriguem mais ao ponto de me fazer não ter a preguiça de pesquisar profundamente sobre o conteúdo em questão" Ta,chega! Estou enrolando demais,mas juro que não é intencional.
Ouve-se muito a acusação "Fulano não passa de um preconceituoso" tais palavras são repetidas tão constantemente de um e outro que se torna uma verdade tida inclusive pela mídia..Para mim não passa de mera precipitação que conseguiu me convencer durante esses 17 anos.Caso tenhamos o interesse de olhar mais profundamente o real significado da palavra "preconceito" vemos que ela é formada por prefixação. pré seria antecipação e conceito seria a opinião. Então juntando teremos uma "opinião formada com antecedência/de forma precipitada de algo ou alguém que não conhecemos"(conceito meu). Por exemplo,quando olhamos para um alguém e não vamos com a cara,isso se chama preconceito,pois estamos de certa forma a julgar e dizer que não gostamos da pessoa sem dar a chance dela nos mostrar quem de fato é. (Eu sou muito disso,mas estou tentando melhorar).
Pensando bem vejo que eu era um tanto leiga por achar mesmo que o preconceito estava restrito ao racismo,classe social,opção sexual...
Ta esperta agora diga o que é discriminação 
Semana passada estava conversando com minha mãe, ela tem a mania de usar palavras bonitas para acompanhar o meu modo de me expressar e dessa vez eu me precipitei ao falar que ela usou a palavra "discriminar" de forma errada.Falei que não estava correto sem ter plena certeza,mas quando ela se retirou corri para meu amigo dicionário e ele me conceituou discriminação como:discernimento,separação,distinção.
De tal forma mudei meus conceitos e ainda não falei a minha mãe sobre meu equívoco.
Tendo preconceito como um julgamento antecipado resta a discriminação ser algo que o complete,mas não totalmente a ponto de ser anulado.Segregar pessoas,grupos,culturas.. por serem diferentes,isso é discriminar.
É muito fascinante como uma coisa da margem a outra e vemos que estamos todos sujeitos a discriminação pela sociedade.
Quem nunca entrou em um ambiente diferente,totalmente requintado ou simplesmente com pessoas da alta sociedade e sentiu-se desconfortável? Não vamos muito longe...Quem (que não seja dessa nova modinha escrota,que vivo a julgar porque apesar de achar fútil sou hipócrita pois já tentei me adequar,mas não consegui kkk) nunca foi ao shopping e se deparou com o mesmo tomado por pessoas em grupos,vestidas da mesma forma,falando sobre os mesmos temas,com os mesmos pensamentos e não sentiu como se não pertencesse a aquele ambiente?...Ou pior,quem nunca recebeu olhares estranhos por não estar com a roupa da moda,por estar acompanhado de um amigo do mesmo sexo e as pessoas fazerem uma expressão,provavelmente resmungando mentalmente coisas que não tem nada a ver,quem nunca saiu com seu pai e as pessoas olharam como se quisessem gritar: "Pedófilo"...Que  mundo é esse em que vivemos? Quando é branco é julgado,quando é negro é julgado,pobre ou rico,homem ou mulher,homo ou hétero...Temos que parar para refletir onde foi que ficou nossa dose de bom senso,de opinião própria...Precisamos ser menos influenciáveis ao que nossos colegas pensam, ao que a sociedade atribui como modelo a ser seguido,pensamento a ser tido e deixar que cada um viva da maneira como tem vontade porque queiramos ou não "Somos todos diferentes",cada um com suas particularidades,ou pelo era para ser.Isso chega a ser um paradoxo que as vezes confunde a mim mesma,"Ora,somos todos iguais ou somos todos diferentes?" Somos todos seres humanos,com qualidades e defeitos,estranhezas,manias, gostos,gêneros que merecem ser respeitados.Galera,o mundo têm mais de 6 bilhões de pessoas não somos máquinas. 
Aos poucos estamos perdendo isso e tornando-se esta última...Estamos deixando sermos tomados pelo padrão para nos incluirmos porque é do ser humano essa necessidade de inclusão, e a modernidade aproveita disso para promover o capitalismo,o bullying,a discriminação,o preconceito...
Qual a real diferença entre os dois últimos?
Dependendo da forma como você olhe pode não ter diferença alguma
Para mim um completa o outro.
Vou citar eu como exemplo pelo fato de ser um pouco rara rsrs': Aquela menina não gosta de sol (diferente),"Ela é estranha "não vamos andar com ela" =discriminação e preconceito.Pois acabei de ser segregada e taxada de estranha por ser incomum.
Só para deixar claro que comigo pelo menos quanto a isso não ocorre.As pessoas se assustam ao novo porque estão acostumadas ao de sempre,mas há quem aceite como há quem julgue.."Não nascemos para agradar  ninguém simplesmente para viver".
No fundo acho que somos todos assim,pois talvez a culpa não esteja totalmente depositada a sociedade ou a mídia.É do ser humano coloca-la em todos que não ele para livrar-se do peso,como também é de nós julgar aos outros.Mas vale tentar melhorar por si mesmo,já que estamos sujeitos a sermos vítimas, para que quem sabe algum dia o mundo seja um lugar melhor habitável,onde cada um possa fazer as próprias escolhas sem ser criticado ou até mesmo condenado. Ao invés disso,ser acolhido com as diferenças que possui e ser elogiado pelas mesmas.

Deixe seu comentário a respeito do tema:Como age com as diferenças alheias? E aos que recebem críticas por não fazer parte do padrão,como lida com isso?

#UmaHeliofóbica

Nenhum comentário:

Postar um comentário